Politécnico de Leiria e CERN assinam protocolo

  

1iplcern

Cerimónia de assinatura decorre sexta-feira, dia 28 de outubro, às 11h30, na Biblioteca José Saramago. Parceria prevê cooperação científica e tecnológica.

O novo protocolo surge na sequência do sucesso reconhecido dos trabalhos no âmbito de estágios realizados no CERN por estudantes de mestrado (Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria) que foram posteriormente acolhidos como colaboradores.

Segundo revela o Politécnico de Leiria, em comunicado, este acordo "formaliza ainda a colaboração científica e tecnológica já existente entre as duas instituições relativamente aos estudantes de licenciatura e mestrado, e que se traduz na realização de trabalhos de final de curso orientados em conjunto, que permitem resolver problemas técnicos identificados pelo CERN".

Esta será também uma oportunidade para docentes e estudantes do Politécnico de Leiria, salienta o docente do IPL, Telmo Fernandes. «Esta oportunidade única, com inúmeras mais-valias para os docentes e estudantes do Politécnico de Leiria, permite complementar as aprendizagens adquiridas durante os respetivos cursos nos diversos níveis ministrados – TeSP, licenciaturas e mestrados», referiu, salientando ainda a possibilidade de ganhar experiência prática em ambiente real numa "instituição de âmbito mundial como o CERN".

O acordo será assinado por Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, e Miguel Jimenez, diretor do Departamento de Tecnologia do CERN. A cerimónia, que decorre na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria, conta ainda com a presença de Paulo Ferrão, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.