Ensino superior sem fronteiras: nacional, internacional, global

  

SATHE 2016-1

O CINEP – Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior do Politécnico de Coimbra realiza, sob o tema "Ensino superior sem fronteiras: nacional, internacional, global", a 6.ª edição do SATHE, um simpósio que reúne os docentes do IPC e outros interessados para discutirem temas de relevância profissional, científica e pedagógica.

O simpósio decorrerá, no próximo dia 26 de outubro, a partir das 9h00, no auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

O tema é de grande atualidade e justifica-se cada vez mais, numa altura em que aumenta a cooperação internacional, a investigação em equipas internacionais, a presença de estudantes internacionais e o aumento de currículos conjuntos e oferta de diplomas conjuntos com universidades estrangeiras. As experiências e aprendizagens interculturais entre os diversos atores da comunidade educativa, as dimensões da internacionalização, bem como os riscos e desafios que dela resultam são temas na ordem do dia, com impacto enorme na sobrevivência das instituições do ensino superior. O Politécnico de Coimbra está atento a todas estas questões, razão pela qual este ano pretende que o SATHE sirva como pretexto para um debate centrado nestes temas.

O programa do encontro inclui uma conferência inaugural subordinada ao tema "Da Perplexidade ao Diálogo: Experiências e Aprendizagens Interculturais", proferida por Ana Maria Correia (Decana da Faculdade de Psicologia e Educação, Universidade de St. Joseph, Macau, China), duas mesas redondas ("Desafios e Dimensões da Internacionalização" e "Valorizar a Pedagogia e a Docência no Ensino Superior"), vários workshops simultâneos e um Painel-Debate sobre "Riscos e Desafios da internacionalização". Será ainda projetado o vídeo "Testemunhos sobre a internacionalização no IPC".

À semelhança dos anos anteriores, o simpósio inclui uma exposição e fotografia, este ano sobre o tema "Encontro de Culturas", na qual participam, com trabalhos fotográficos, membros da comunidade do IPC