Automóveis do futuro estarão preparados para detetar emoções!

  

Cars-To-Monitor-Your-Emotions-3
Uma empresa de desenvolvimento tecnológico chamada “affectiva” desenvolveu um novo sistema de reconhecimento facial inovador que poderá ser utilizado em alguns automóveis no futuro.

O gerente de produtos da empresa, Abdelrahman Mahmoud, disse recentemente à CNET que os veículos serão capazes de monitorizar as emoções dos condutores, terão a capacidade de os acalmar quando estiverem irritados e frustrados e também os poderão alertar quando estiverem distraídos. E o sistema pode não ficar por aqui!
Na utilização de automóveis autónomos, este sistema poderá passar a condução para o condutor em caso de emergência e até mesmo alterar os seu estilo de condução se o sistema de aperceber que um ocupante se sente receoso. Se os ocupantes estiverem confusos ou assustados o automóvel poderá apresentar a rota que está a tomar, tranquilizando assim os seus passageiros.
A Affectiva desenvolveu o seu sistema com base na utilização de uma câmara frontal de um smartphone que é capaz de identificar 33 marcos faciais diferentes. A aprendizagem profunda do sistema faz com que este reconheça mais de 5 milhões de expressões faciais. Por isso, o sistema também pode detetar sete emoções diferentes, incluindo surpresa, alegria e medo.
A empresa esta a trabalhar com fabricantes Japoneses e Alemães para introduzir esta tecnologia nas estradas. Um protótipo pode sair já em 2018.
Tiago Neves
POWERED BY CARZOOM.PT