ExpoGaming, youtubers, desporto e jogos de tabuleiro animam Qualifica 2017

  

 

computer-1844996 960 720

Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego realiza-se na Exponor de 16 a 19 de março.

A aposta da organização da Qualifica para 2017 vai passar por “uma forte vertente lúdica e desportiva, proporcionando momentos de convívio e competição entre os mais jovens”. O grande enfoque da edição de 2017 será o uso adequado das novas tecnologias, nomeadamente para a orientação dos estudantes na procura das oportunidades de emprego e formação existentes no mercado.

Uma das atividades que se realizará é a ExpoGaming – um evento ligado à comunidade do eSports e que engloba os desportos eletrónicos de videojogos, com uma vertente competitiva entre vários jogadores ou equipas. StarCraft, WarCraft, Counter-Striker, Call of Duty e simuladores de futebol, serão alguns dos jogos que marcarão presença.

De resto, a Qualifica 2017 inclui um Torneio de CS:GO, um Torneio de League of Legends, torneios de 1vs1 em consolas e um concurso de Cosplay. “O momento alto”, realça a organização, será a presença do youtuber SirKazzio, que estará na Exponor para o contacto direto com os muitos fãs que regularmente seguem as suas actividades online.

Qualificar é desporto
O desporto, entendido como fundamental no processo de educação e formação dos mais jovens, também assume papel central nesta Qualifica. Desde logo, através da realização de um Torneio Ibérico de basquetebol, no escalão sub-18 masculino e feminino, e com concursos de lançamentos para todos os visitantes, Torneio de 3vs3, concentração de minibasquete e aconselhamentos médico-nutricionais. No que diz respeito ao voleibol, estão previstos torneios de 2vs2 de street volley, concentração de minis (sábado e domingo de manhã), concurso de skills entre outros passatempos.

A oferta desportiva contempla ainda o exercício mental. Por isso, os jogos de tabuleiro vão marcar presença, com mais de 50 jogos disponíveis. Esta área tem a organização do Grupo de Boardgamers do Porto – um grupo que, há dez anos, realiza encontros semanais e mensais gratuitos na cidade para divulgação desta atividade.

A Qualifica vai, uma vez mais reunir num só espaço as propostas educativas mais inovadoras. O objetivo passa por “traçar caminhos para a (re)orientação profissional, ao mesmo tempo que congrega ofertas de emprego nos mais diversos setores da economia”, destaca a organização.

«Find your balance» é o mote da edição deste ano, onde o ponto de equilíbrio entre os benefícios do meio digital e os comportamentos excessivamente viciantes vai estar em destaque, com conselhos de especialistas para um uso equilibrado e adequado das tecnologias.