Cientistas de palmo e meio

  

ipma escolas1
"Mar dos pequeninos" é um projeto dedicado ao primeiro ciclo, onde crianças podem fazer experiências sobre a conservação dos oceanos.

Esta iniciativa faz parte de um projeto voluntário desenvolvido por funcionários do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com o objetivo de divulgar a ciência – o IPMA-Escolas.

A ideia é tornar os petizes em "pequenos cientistas" por um dia, ao trocar a tradicional sala de aula por um laboratório do IPMA-Algés. Destina-se a alunos entre os 6 e os 12 anos.

ipma escolas2

Sete investigadores do IPMA-Algés desafiam crianças a realizar experiências. Este projeto inovador oferece a oportunidade aos estudantes de um sem número de atividades, entre elas, estudar a biodiversidade marinha, observar as crias dos animais do mar sob o microscópio, até fazer e provar salsichas de peixe, entre outros.

O propósito é também promover um espaço interativo, em que as próprias crianças possam ter contacto com o mundo da ciência, ao manusear tubos de ensaio, bisturis, e experimentar tarefas em ambiente de laboratório. É uma forma de inovadora de fomentar o espírito científico e educar para a problemática da sustentabilidade dos recursos marinhos e conservação dos oceanos.

ipma escolas3