O sentido da cidadania europeia

  

Visita a Guimarães

O Agrupamento de Escolas de Carvalhos participa num projeto no âmbito do programa ERASMUS+, que tem a duração de dois anos e é dedicado à temática: Imigração, Estereótipos e Racismo.

Esta é uma iniciativa conjunta com outros 5 países, Espanha, Itália, Letónia, Turquia e Grécia. O 1.º encontro transnacional relativo ao projeto decorreu entre 10 a 16 e abril na escola sede do agrupamento. Estiveram presentes 20 alunos e 13 professores provenientes de todos os países envolvidos.

Aos alunos foi dada a oportunidade de participação em workshops (SOS Racismo, comparação da legislação de cada país relativa à imigração), bem como a possibilidade de entrar em diálogo com famílias de alunos imigrantes do agrupamento, ainda a montagem de uma exposição e elaboração de uma carta aberta ao Presidente da República. Foi também possível entrar em contacto com famílias portuguesas e, realizaram-se ainda algumas visitas à região.

Azulejo 2 frente

Os alunos do curso Vocacional de Turismo, Design e Informática, apesar de não se encontrarem ligados diretamente ao projeto, criaram azulejos para oferecer a cada participante, com frases alusivas ao tema do projeto .A Câmara Municipal de Gaia colaborou com o evento, sendo que recebeu alunos e professores nos paços do concelho.

As atividades realizadas em conjunto alertaram para a pertinência da temática, bem como contribuíram para a dinamização de boas práticas e o estabelecimento de relações entre os intervenientes. O projeto, segundo o agrupamento, pretende contribuir para o despertar de um verdadeiro sentido de cidadania europeia.