A RESPEITO DA VIOLÊNCIA

  

CONCERNING VIOLENCE - CARTAZ media

A Alambique estreia, no próximo dia 30 de abril, nas salas de cinema o documentário A RESPEITO DA VIOLÊNCIA, de Göran Hugo Olsson.

Com base em imagens de arquivo da televisão sueca, da década de 70, são-nos mostrados 9 “episódios” de diferentes movimentos de libertação africanos (sendo que três deles estão diretamente ligados com a história do colonialismo português: Angola, Moçambique e Guiné), enquadrados por excertos do livro “Os Condenados da Terra”, de Frantz Fanon. O resultado é um filme original e provocador, que levanta inúmeras questões e que, certamente, merecerá reações variadas, no ano em que celebramos os 40 anos das independências.

“Libertação nacional, renascimento nacional, restituição de nacionalidade ao povo: quaisquer que sejam os cabeçalhos usados ou as novas fórmulas introduzidas, a descolonização é sempre um fenómeno violento.”

O filme fará parte da seleção oficial da próxima edição do Festival IndieLisboa, será mostrado, no dia 29 de abril, pelas 21h00, na Aula Magna. A projeção será seguida de um debate com convidados a anunciar em breve.