Martelinhos em exposição

  

inauguracao martelinhos fundacaojuventude

É hoje inaugurada a exposição do concurso de Martelinhos de S.João – Prémios Millennium bcp. Vai ter lugar no Palácio das Artes até dia 7 de julho, e no Largo de S.Domingos até 26 de junho.

A Fundação da Juventude deu a conhecer os mais criativos Martelinhos de São João, dentro de um universo de 250 propostas, que vão agora entrar em exposição e que também vão integrar as decorações das Festas de São João'17, no Porto.

Esta 5.ª edição do concurso visou uma iniciativa, lançada pela PortoLazer, que recaía sobre a temática Intervenção em Espaço Urbano. O objetivo do desafio passava por reinventar o tradicional martelo de plástico e inseri-lo na cidade, criando um novo espaço urbano. Os vencedores foram o arquiteto, Miguel Costa e o artista, Meireles Pinho que criaram a peça Gira. A instalação artística constitui-se por mais de 2 mil martelos de S.João e vai poder ser girada pelos populares. O trabalho encontra-se em exposição a partir de hoje e, até 26 de junho, no Largo de São Domingos, no Porto.

Paralelamente vai ser inaugurada uma exposição no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, que envolve grande parte das propostas apresentadas a concurso e que se destacaram nas várias categorias: 2D, Objeto e Vídeo.

Vencedores
Peter van Click vai ao São João, um projeto do autor André Barata Cruz foi o vencedor na categoria 2D. O 2.º lugar foi ocupado por Daniel Roque, que encontrou no filme Anikibobó a inspiração para a proposta que esteve a concurso. A menção honrosa coube a Catarina Pereira, cujo martelinho foi buscar inspiração a motivos de azulejaria. O 1.º prémio da categoria objeto foi para Raquel Leitão e Olga Almeida. Guilherme Dessa foi premiado com o 2.º lugar e foi ainda atribuída uma menção honrosa a Cláudia Rocha.

Na categoria de vídeo o vencedor foi Emanuel Barros com a proposta Martelo para que te quero. O 2.º lugar foi para o vídeo Romaria das Tintas, de Sandra Santos. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a Ana Isabel Correia de Pinho.