embaixadores anqep tirinha

Do Spectrum à segurança de redes

 
David Matos – Curso Profissional de Informática e Gestão (Gouveia)
O fascínio pela informática sempre esteve presente. Ainda em criança, David Matos já brincava com o ZX Spectrum do pai. Mais tarde, com 12 anos, foi autodidata nas lides da programação. Chegado ao ensino secundário, quis uma formação “mais específica” que lhe deixasse “opções em aberto”. Seguindo o gosto de criança, escolheu o Curso Profissional de Informática e Gestão, na Escola Profissional de Gouveia.
 

A viagem para Londres começou no curso

 
Elsa Bennett – Curso Profissional de Marketing (Porto)
“A paixão pelo Marketing começou aos 15 anos”, garante Elsa Bennett. Foi também com essa idade que decidiu ser empresária. Por querer uma formação mais especializada durante o ensino secundário, escolheu o Curso Profissional de Marketing, na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, no Porto. No curso, encontrou cerca de 20 alunos que se tornariam muito unidos – “como uma família”, revela. Os professores também foram marcantes, ao ponto de “ainda hoje manter o contacto”.
 
Miguel Van Uden – Curso Profissional de Técnico de Comércio (Lisboa)
Miguel Van Uden integrou a primeira turma da Escola de Comércio de Lisboa, em 1989. Para tal, desistiu do ensino secundário em desporto, entrando numa opção que considerou “mais adequada” ao seu perfil. 
 

Na margem certa do Lago dos Cisnes

Leonor de Jesus – Curso Secundário do Ensino Artístico Especializado de Dança (Lisboa).
“Simpatizei imediatamente com o ballet”, recorda Leonor de Jesus. A ligação começou aos 9 anos e seria consolidada no segundo ciclo de escolaridade, com a entrada no Conservatório de Dança de Lisboa.
 

Das bonecas à passerelle

 
Nair Xavier – Curso Profissional de Design de Moda (Lisboa)
A avó foi a primeira formadora de Nair Xavier. Começou pela técnica de cozer à mão: a roupa para as bonecas, o lenço do avô. “Sempre mexi na caixa das agulhas”, conta. Aos 14 anos, Nair escolheu o curso profissional de Design de Moda, na Escola de Moda de Lisboa – Escola Profissional Magestil.
 

Nas asas de uma paixão

 
André Rodrigues – Curso Profissional de Gestão Cinegética (Lisboa).
Desde criança que André se deslocava até à Senhora do Monte, na freguesia de Arruda-dos-Vinhos, para observar as diferentes espécies de aves de rapina. “Perdia muitas horas a olhar para ao céu”, conta André, explicando: “sempre que lá ia com binóculos, via sempre alguma rapina a voar, fosse mais perto ou mais longe”.
 

Um novo desafio, rumo à estabilidade

Lara Justiça – Curso Profissional de Eletrónica e Telecomunicações (Lisboa)
Quando, em 2007, entrou no curso profissional de Eletrónica e Telecomunicações, Lara Justiça nada sabia sobre esta área. “Queria um curso sobre o qual não tivesse conhecimentos nenhuns – no fundo, um desafio”, adianta, explicando a razão para ingressar na Escola Profissional de Eletrónica e Telecomunicações. Rapidamente, descobriu o complexo mundo das telecomunicações e a forma como é “desconhecido da maioria da população”.
 

A flor semeada em Salvaterra

Luís Machado – Curso Profissional de Hotelaria, Restauração, Organização e Controlo (Lisboa)
Depois de entrar no Curso Profissional de Hotelaria, Restauração, Organização e Controlo, na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, a cozinha rapidamente passou ao topo das prioridades de Luís Machado.
 

O céu não é o limite

 
Bruno Vicente Ribeiro – Curso Profissional de Eletrónica de Comando (Coruche)
Na altura em que equacionava as suas opções para o ensino secundário, Bruno Vicente Ribeiro tomou conhecimento da abertura de um curso profissional de Eletrónica de Comando próximo da sua terra natal, Coruche. A oferta era diferente daquilo que existia na região, “sobretudo centrada na agropecuária” e já existia a “curiosidade e interesse” pela eletrónica de comando.
 

A escolha que levou à qualidade

Nuno Mendonça – Técnico de Mecânica e Manutenção Industrial (Setúbal)
Nuno Mendonça frequentava já o 12.º ano de escolaridade quando decidiu optar pelo Ensino Profissional. A conselho do irmão, Guido Mendonça, voltou ao início do secundário, ingressando no curso Técnico de Mecânica e Manutenção Industrial. Com o curso, garante, “tiveram uma rápida entrada no mercado de trabalho e as bases para o desenvolvimento pessoal”.
 

A arte do forno também se ensina

Acácio Martins – Curso de Aprendizagem da Área Administrativa (Lisboa)
O primeiro contacto com a pastelaria e padaria chegou através do negócio de um primo. Desde aí, Acácio sempre foi fiel a esta atividade que considera “uma arte”. Depois de concluir dois Cursos de Aprendizagem – Padaria/Pastelaria do (no terceiro ciclo) e Área Administrativa (no ensino secundário) – chegaria o convite para ser formador no Centro de Formação Alimentar da Pontinha.
 

Desenhar o quotidiano

Cláudio Castro – Curso Profissional de Design Industrial (Porto)
Quando, em 1995, Cláudio Castro escolheu o Curso Profissional de Design Industrial, “ainda não se falava muito em design em Portugal”. Porém, Cláudio escolheu integrar a primeira turma deste curso – “uma formação à frente do seu tempo” – na Escola Profissional FORAVE, pelo gosto pelo desenho e por ver “um potencial de crescimento” na área do design industrial ou de produto. 
 

Em busca Ciência, sem olhar para trás

Susana Monteiro – Curso Profissional de Técnico de Laboratório (Caldas da Rainha)
A ciência sempre foi a “área de eleição” de Susana Monteiro. Quando estava no 12.º ano de escolaridade, surgiu a oportunidade de fazer um curso profissional na Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (AESBUC), nas Caldas da Rainha.
 

Um trampolim para o sucesso

Sandra Santos – Curso Profissional de Técnico de Gestão Agrícola (Aveiro)
No momento da escolha pelo Curso Profissional de Técnico de Gestão Agrícola, a ligação com a natureza e com o meio ambiente pesou na decisão de Sandra Santos. Para além deste fator, acrescenta, “o curso enquadra-se na região de Aveiro”.
 

Um curso para extrair um objetivo

 
Gonçalo Pinheiro – Curso Profissional de Manutenção Industrial e Eletromecânica (Rio Maior)
A indústria da extração de calcário e derivados era já um negócio de família. Desde de criança que Gonçalo Pinheiro acompanhava o pai em visitas aos locais de extração. Chegado ao secundário, procurou uma opção que garantisse conhecimentos relevantes para esta área.
 

Porque não se nasce músico

 
Ivo Soares – Curso Secundário do Ensino Artístico Especializado de Piano- Palmela
 
 
Cláudia Santos – Curso Profissional de Técnico de Comércio - Albufeira

Desde cedo, Cláudia Santos soube o que queria para o seu futuro: abrir uma empresa na área da saúde. Em 2014, cumpriria esse objetivo, com a abertura de uma clínica de fisioterapia. Pelo meio, executou “um plano de 20 anos” que envolveu um curso profissional de Técnica de Comércio e uma licenciatura em Fisioterapia, bem como a experiência profissional adquirida em diversos contextos.
 

A mulher que toma conta do monte

Lília Oliveira – Curso Profissional de Técnico/a de Turismo e Informação Turística – Santiago do Cacém.

Lília Oliveira escolheu o ensino profissional por querer “algo mais prático” e “com resultados imediatos”. Depois de terminar o curso profissional, trabalhou em hotéis e pousadas um pouco por todo o Alentejo e até no Algarve.
 
Paulo Correia – Curso Profissional de Organização e Gestão de Empresas - Freamunde
Aos 34 anos, Paulo Correia gere diretamente sete empresas, sendo que maior parte delas está ligada à área do turismo – aquele que é o seu "gosto especial".
 
 
Paulo Teixeira – Curso Profissional de Técnico de Transportes (Loures)
Foi a conselho dos pais que Paulo Teixeira escolheu o à época recém-criado Curso Profissional de Técnico de Transportes, no Instituto Profissional de Transportes.