Destaque ao Ensino Profissional na CNEP 2017

  

DSC 3301

Realizou-se ontem dia 18 a 1ª Conferência Nacional sobre Ensino Profissional, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A Forum Estudante, no âmbito da Rede Maior Empregabilidade – Ensino Profissional (RME-EP) constituída por 55 escolas com ensino profissional, a ANQEP e com o apoio da ANESPO organizou esta conferência que fechou o 1º ciclo de dois anos da RME-EP.

O evento teve como objetivo a apresentação do estudo realizado no âmbito desta Rede "O Ensino Profissional, a Formação em Contexto de Trabalho e a Empregabilidade", a apresentação do Projeto Step1, da ANQEP e a apresentação e entrega de prémios da 1ª edição do Concurso "As Melhores PAP"

DSC 3287
Rui Marques, Jorge Castro, Ana Cláudia Valente e Cristina Carita na sessão de abertura

Conduzida por Cristina Carita em representação do IPAV, a sessão de abertura contou com as intervenções de Rui Marques, CEO da Forum Estudante, de Ana Cláudia Valente, da direção da ANQEP e de Jorge Castro, Secretário Regional da ANESPO.

A tónica dominante da abertura foi o trabalho positivo desenvolvido pela Rede neste biénio e a vontade de dar continuidade ao projeto.
A constante promoção do Ensino Profissional, a otimização da Formação em Contexto de Trabalho e a aproximação contínua às necessidades do mundo empresarial foram alguns dos temas levantados e debatidos durante a Conferência.
Estes foram aliás os tópicos em análise no estudo apresentado pelas autoras Cristina Carita e Susana Marques que explicaram à audiência a metodologia utilizada no estudo e enumeraram, resumidamente, algumas das conclusões principais que obtiveram e podem agora ser consultadas na publicação já disponível online.
Para a concretização deste estudo foi fundamental a participação das escolas que testemunharam também o seu envolvimento e a importância que atribuíram ao estudo, num painel que antecedeu a pausa para almoço.
Na parte da tarde, Isabel Olivença e Rita Soares da ANQEP apresentarão o Projeto Step1, que tem por objetivo auxiliar os alunos em fase de conclusão do Ensino Profissional a transitar para o mercado de trabalho. Também aqui foi dada oportunidade a quatro escolas participantes no projeto de darem o seu testemunho sobre o mesmo.

DSC 3569
O resto do dia foi dedicado ao Concurso Nacional As Melhores PAP. Diana Domingues da Forum Estudante começou por fazer a apresentação e enquadramento do Prémio, ao que se seguiu um painel constituído por alguns dos jurados que tiveram a difícil tarefa de avaliar os trabalhos. A qualidade dos trabalhos a concurso foi realçada pelos membros do Júri que salientaram o excelente trabalho que é levado a cabo pelos alunos do ensino profissional e que fica comprovado pelas PAP apresentadas.
As três PAP vencedoras foram apresentadas pelos seus autores. Ana Catarina Fernandes, da Escola de Comércio do Porto mostrou o seu projeto de marketing para o Waves Hostel, um hostel em Matosinhos com inspiração no mar. Seguiu-se Bruno Paulino da ETOLIVA pólo de Tábua, com o seu trabalho na área de Saúde para um Compósito Antisséptico que pretende ser uma alternativa aos produtos à base de iodo existentes no mercado. Por último, Tiago Durães da EP Gustave Eiffel do pólo da Venda Nova apresentou o produto que criou, na área da Automação e Comando, com o objetivo de tornar mais seguras algumas das tarefas existentes na Industria.

DSC 3616
Gonçalo Xufre, Presidente da ANQEP (à esq.) com os vencedores ao lado dos respetivos professores coordenadores

Questionados pela Forum Estudante, os três mostraram-se muito satisfeitos com esta distinção que, para além da nota que obtiveram no curso, premeia o trabalho de três anos de aprendizagem.
A sessão de encerramento ficou a cargo de Gonçalo Xufre, Presidente da ANQEP, que salientou a importância da Rede Maior Empregabilidade na promoção do Ensino Profissional, deixando o desejo de ser dada continuidade ao trabalho efetuado pela RME ao longo dos últimos dois anos.