Um brinde à mudança!

  

 

celebrate-1786189 1920

A ANQEP tem uma proposta para o teu ano de 2017: projetar o teu futuro!.

Em todo o mundo existem diferentes tradições para celebrar a passagem de ano.

No Japão o que se ouvem são 108 badaladas do ritual budista e não há fogo-de-artifício!

Os chineses regem-se por um calendário específico (calendário chinês), não festejam a passagem do ano sempre no mesmo dia e a sua tradição consiste na troca de envelopes vermelhos, que simbolizam a repressão e supressão de espíritos malignos. Nesta tradição, os mais velhos dão envelopes aos jovens solteiros, os adultos dão esses envelopes às crianças e os casais trocam-nos entre si. 

Em Portugal, é comum comerem-se passas, associadas a desejos e há tendência para se fazerem planos para o novo ano.

Ao planeares a tua vida para 2017, lembra-te que tens um grande leque de opções para terminares ou completares o ensino secundário, constituído por mais de 100 cursos predominantemente práticos e com ligação ao mundo do trabalho, integrados em diferentes modalidades.

Os cursos profissionais permitem-te terminar o ensino secundário em três anos, ter um contacto direto com o mundo empresarial e ainda realizar um ou mais períodos de estágio.

Os cursos de aprendizagem dão-te a possibilidade de fazeres as tuas aprendizagens entre um centro de formação e uma empresa e também têm a duração de três anos.

Mais específicos são os cursos do ensino artístico especializado onde poderás dar asas ao teu talento nos domínios das artes visuais, audiovisuais, dança e música.

E não te esqueças, em qualquer destas opções poderás prosseguir os estudos, com a vantagem de teres adquirido competências relevantes para o mercado de trabalho.

Se precisares de ajuda na escolha, procura apoio na tua escola, junto do teu diretor de turma ou de um psicólogo escolar e consulta o site da ANQEP (www.anqep.gov.pt).

Se já estiveres a terminar o 12.º ano e pretenderes prosseguir os estudos numa formação essencialmente prática, poderás optar por uma formação de nível 5, tendo ao teu dispor duas opções: os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP).

Tal como na viragem do ano, as opções de escolha são tuas e são muitas.

Podes, simplesmente, optar por um percurso tradicional ou ser mais arrojado e escolher um percurso, numa determinada área, onde os conhecimentos te permitem passar rapidamente à prática.

Sugerimos que, neste ano, sejas mais audaz, desde o primeiro momento. Assim, em vez de comeres as 12 passas ao som das 12 badaladas poderás, tal como no Panamá, confecionar bonecos em papel marche, inspirados em figuras e celebridades (de que não gostas), e queimá-las em fogueiras para te despedires de tudo o que não queres para o novo ano.

Depois, prossegue na mesma linha ao longo do ano, e atreve-te a escolher um destes cursos, afirmando o teu talento.

O que importa é que sejas capaz de traçar o rumo certo e de fazer tchim-tchim às tuas escolhas.