Queres descobrir o teu talento?

  

 

1anqep

Estás pronto para descobrires o teu talento? Se já sabes qual é o teu, estás de parabéns! Se ainda não sabes e te encontras no 9.º ano, a ANQEP tem a informação ideal para ti. 

Para te ajudar a pensar nas opções que terás de fazer para prosseguires para o ensino secundário, a Comissão Europeia promove, entre 5 e 9 de dezembro, a primeira Semana Europeia da Formação Profissional.

Esta semana revela-te escolhas inteligentes, estimulantes, que conduzem à excelência na educação, com potencial de empregabilidade e que começam com a opção por um curso profissionalizante de nível secundário.

No decorrer da semana, poderás conhecer o que melhor se faz no ensino e formação profissional, através dos vários eventos e atividades organizados por toda a Europa. Para os conheceres, poderás aceder às hashtags #EUVocationalSkills e #DiscoverYourTalent ou acompanhar as contas do Twitter da Comissão referentes a esta matéria @EU_Social ou @EuropeanYouthEU, nesta semana.

Em Portugal também estaremos presentes nesta iniciativa!

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) não poderia deixar de participar num momento tão importante para ti. Como tal, meteu mãos à obra com o seu amigo e.TEQ e decidiu produzir um magazine que será entregue nas escolas que ministram o 9.º ano. Mas perguntas tu, e com razão, o que é o “Magazine e.TEQ”?


Exemplo de um dos vídeos do e.TEQ: e.TEQ - Técnico Design Moda from ANQEP on Vimeo.

 

Esta publicação pretende, recorrendo à figura do e.TEQ (a mascote do ensino profissional adotada pela ANQEP no final de 2014), dar-te a conhecer as diferentes modalidades de educação e formação, cada qual correspondente a um leque alargado de cursos que poderás escolher.

De facto, para além dos cursos científico-humanísticos que te preparam para o acesso ao ensino superior, conferindo-te o nível 3 de qualificação, existem outras modalidades, como os cursos profissionais e os cursos de aprendizagem, que te habilitam ao exercício de uma profissão, quando terminares o ensino secundário, e, além disso, obterás o nível 4 de qualificação.

É sobre estas últimas modalidades, acrescidas dos cursos do ensino artístico especializado, que o e.TEQ te vai falar neste magazine, bem como outras figuras como o ator Tomás Alves, diplomado de um Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, e os Embaixadores do Ensino Profissional.

Está atento e, se depois de receberes e leres a revista ainda tiveres dúvidas sobre os cursos que mais têm a ver contigo, com o teu perfil, gostos, interesses e perspetivas de futuro, pede apoio na tua escola. “Não deixes para amanhã o talento que podes descobrir hoje!”