Em contagem decrescente para o Dia do Ensino Profissional

  

FALTAM 15-DIAS

A 3 de junho, no Centro Desportivo Nacional do Jamor está prevista a reunião de 5.000 estudantes do ensino profissional numa iniciativa promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Já só faltam 15 dias para o evento que engloba um conjunto diversificado de atividades em comemoração do Dia do Ensino Profissional. Entre elas, destaca-se a concretização de uma Coreografia do Ensino e Formação Profissional, que tem por base uma música produzida pelos vencedores de um concurso de promoção do ensino profissional realizado pela ANQEP.

O programa vai ainda integrar a 2.ª Edição do Rally das qualificações, um desafio que incluí cinco etapas, práticas e teóricas, que se relacionam com a aquisição de competências em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Haverá ainda a possibilidade de participação no Passaporte do Ensino Profissional, que é composto por atividades de cariz desportivo (e não só), associadas à promoção de um espírito de equipa e hábitos de vida saudáveis.

Esta iniciativa, que espera contar com a presença de 5.000 jovens provenientes de cursos profissionais, de aprendizagem, do ensino artístico especializado e de outras modalidades de educação e formação que conferem atualmente o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, terá como mote "Já somos muitos. Junta-te a nós".

O slogan mostra a importância que o ensino profissionalizante tem vindo a adquirir em Portugal, sendo que no presente abrange 44,8% dos jovens matriculados em cursos de ensino secundário. Estes números correspondem ao desafio do Programa Qualificar os Portugueses, lançado pelo governo, que visa alcançar a meta dos 50% até 2020. É um tipo de ensino que já se encontra presente em 90% dos estabelecimentos escolares que asseguram o ensino secundário, entre instituições públicas e privadas.

O Dia do Ensino Profissional é uma iniciativa da ANQEP, em articulação direta com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) , e parceria com entidades como a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) , a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO)  e a Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA).