Já chegaste ao Nível 4?

  

 

nivel4

Conhece seis dicas que te ajudam a compreender melhor a tua qualificação.

Podes pensar que estamos a falar de um jogo de computador mas na realidade hoje queremos dar-te umas dicas sobre a qualificação, nomeadamente sobre o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e os diferentes níveis que o compõem. Seremos basicamente os teus “youtubers” da qualificação e por isso deixamos-te, desde já, mais algumas informações sobre os mundos da educação, formação e o emprego.

As 6 dicas que não podes perder!

O QNQ...

...Tem 8 níveis de dificuldade acrescida
Os níveis, que iniciam no 2.º ciclo do ensino básico (1) e terminam no doutoramento (8) representam, em cada patamar, o que tu sabes e és capaz de fazer e de demonstrar em termos de conhecimentos, aptidões e atitudes.

...Engloba todas as qualificações
Este instrumento é, de facto, um quadro único que permite classificar e comparar todas as competências que adquiriste em contextos formais, informais ou não formais (estes últimos quase sempre obtidos fora da escola). Assim, é valorizado não só o que aprendes no âmbito do sistema educativo e formativo nacional, mas também, em todas as vivências do dia-a-dia.

...Ajuda-te a procurar emprego
Se no teu curriculum vitae estiver identificado qual o nível que deténs será muito mais fácil a um empregador visualizar e tomar conhecimento do que és capaz de fazer. No fundo, este quadro permite uma comunicação mais célere e eficaz com o mercado de trabalho.

...Está referenciado ao Quadro Europeu de Qualificações (QEQ)
E porque o QNQ é específico de Portugal foi necessário, tal como em outros países, encontrar uma forma de corresponder e uniformizar os diferentes sistemas de qualificação ao que se pratica na Europa. Surgiu assim a referenciação do quadro nacional ao QEQ, que tem como objetivos promover a mobilidade entre países e facilitar a aprendizagem ao longo da vida.

...Permite-te planear a formação
E porque o saber não ocupa lugar, podes, a qualquer momento, aumentar as tuas qualificações. O QNQ ajuda-te, assim, a reconheceres o teu posicionamento na escala da qualificação e a definires um projeto mais ambicioso em matéria de educação e formação, ao longo da tua vida.

...Valoriza os cursos profissionalizantes
Se estás no 9.º ano e começas a já pensas num caminho a seguir para o secundário, esta é a dica que deverás ler com mais atenção. Se optares pela vertente dos cursos científico-humanísticos ficarás no nível 3. Mas se quiseres um upgrade para chegar ao nível 4, apenas terás de escolher um curso profissionalizante. Em ambos os casos poderás prosseguir os estudos mas é no nível 4 que terás uma qualificação para ingressares no mercado de trabalho.