Abriram no passado dia 9 de outubro as candidaturas ao Prémio Nacional Redescobrir a Terra. A iniciativa partiu da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Forum Estudante, com o apoio da Direção Geral de Educação. 
 

Quando os jovens cultivam o futuro

Realizou-se ontem a final do “Cultiva o teu Futuro” – o concurso de ideias organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal que pretende estimular a inovação dos estudantes do ensino superior em temas ligados à atividade agrícola. Para esta sexta edição, o foco esteve no setor dos cereais.
 
Antigo aluno UA, Paulo Domingues, licenciado e doutorado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações explica o passado, o presente e o futuro do projeto "Cabeço Santo" - um trabalho de recuperação e conservação da biodiversidade.
 
Escola Superior de Biotecnologia volta a lançar concurso que apoia novos projetos de negócio. Candidaturas decorrem até 25 de setembro.
 

O “robô da vinha” já está no terreno

Projeto financiado pelo fundo de Investigação e Inovação da Comissão Europeia pretende criar um "robô da vinha" que garanta melhorias na vitivinicultura no Douro e outras regiões da Europa. 
 

IX Congresso de Agroengenharia em Bragança

 
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança acolhe evento entre os dias 4 e 6 de setembro de 2017. 
 
 
Iniciativa da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento tem como lema "de mão em mão temos reutilização" e realiza-se no próximo dia 21 de junho. 
 
 
 
Rapper transmontano elaborou hino do movimento "Agri Cool" - uma iniciativa incluída no programa Redescobrir a Terra. Vê aqui o vídeo. 
 

IPBeja promove Troco-shop

 
No âmbito do programa Eco-Escolas, e como resultado duma iniciativa conjunta das quatro Unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Beja, realiza-se no dia 5 de junho, Dia
do Ambiente, o TROCO-SHOP.
 

Preservar o passado, semeando o futuro

Com 129 anos de história, a Escola Superior Agrária de Santarém situa-se na “região agrícola mais importante do país”, sublinha o seu diretor, José Potes. Mantendo o espírito que caracteriza a instituição, a ESAS desempenha também um papel fundamental perante o novo contexto do sector agrícola, acrescenta.
 
 
Hoje, pela primeira vez, comemorou-se o Dia Nacional da Agricultura nas Escolas em Portugal – uma iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) que mobilizou mais de 200 escolas de todo o país.
 
 

Realizam-se, de 19 a 20 de maio, as Jornadas Ibéricas de Agricultura de Precisão. A organização fica a cargo da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. 
 
 
A EPA – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais – Mirandela promove a oitava edição da Semana do Desenvolvimento Rural e do Empreendedorismo, nos dias 19 e 20 de maio. 
 
Decorre, no próximo dia 11 de maio, o lançamento do livro "Escola Agrícola da Paiã - 1997-2017: 100 anos de História e Memórias". 
 
 
Mais de 150 escolas já se associaram ao Dia Nacional da Agricultura nas Escolas. Exposições, passatempos ou aulas especiais são apenas alguns dos exemplos de atividades que serão realizadas. Sabe como podes levar este dia até à tua escola.
 
Renata Baczek-Kwinta, professora da Universidade de Agricultura de Cracóvia, irá apresentar conferência. 
 

"Semear o futuro no Minho"

 
Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo dinamiza, no dia 5 de abril, um evento que coloca a agricultura biolótica como "processo de inovação técnica e sociocultural".
 
Startup sediada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto levou a agricultura urbana até ao Palácio de Belém.
 

Uma equipa para as 24 horas de agricultura

 
 
Equipa da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal vai participar na "24 H Agricultura Syngenta", nos dias 1 e 2 de abril.
 

O dia da Árvore nas escolas portuguesas

 
No âmbito do programa Redescobrir a Terra, realizou-se ontem a iniciativa “Dia da Árvore” – ação que envolveu a plantação de árvores em milhares de escolas nacionais. Na Escola de Básica de Loures, uma das instituições aderentes, foram os alunos que colocaram as mãos na terra.